Artigo
Revista
Na revista Cálculo – Matemática para todos, Edição 13,
ano 2 em 2012, foi publicado um artigo sobre a influencia que trás os estudos
sobre as mulheres na matemática. Em outras palavras, uma professora americana
chamada Kathleen Clark, bancou e desenvolveu uma pesquisa com 25 mulheres de 12
a 22 anos, na qual pretendia testar um método de estudo diferente do sistema
educacional americano.
Era baseado no estudo da matemática, só que em primeiro lugar, o estudo do passado da matemática, ou seja, seria como uma maneira de incentivar o gosto pela disciplina, de modo que a pessoa se interessasse e visse que valia a pena estudar tal conteúdo sem ficar com aquele pergunta típica na cabeça: “Por que estou estudando isso?”.
Era baseado no estudo da matemática, só que em primeiro lugar, o estudo do passado da matemática, ou seja, seria como uma maneira de incentivar o gosto pela disciplina, de modo que a pessoa se interessasse e visse que valia a pena estudar tal conteúdo sem ficar com aquele pergunta típica na cabeça: “Por que estou estudando isso?”.
Esse
projeto, chamado de “A História se Repete: Mulheres na História da Matemática
para Mulheres Aprendendo Matemática”, teve completo sucesso, assim que todas as
jovens querem participar de uma próxima edição. Apesar disso, depois de
comprovar que conhecimentos matemáticos não caem do céu, Kathleen se depara com
a dificuldade que tem de concluir sua idéia e implantar outro método
educacional, pois tem muita burocracia e coisas a enfrentar.
Além de tudo isso, o
artigo termina contando a história de duas influentes na matemática, são elas:
Mary Everest Boole e Marie-Sophie Germain, fechando este artigo de maneira
genial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário